Como criar uma descrição perfeita de produtos para um e-commerce

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Um dos pontos importante de ter um e-commerce na web é saber gerenciar aquilo que é vendido desde o anúncio do produto ou serviço até o momento que ele chega ás mãos do cliente após a compra efetuada com sucesso. Todo esse procedimento bem trabalhado é sinônimo de muita qualidade e faz com que a sua loja só cresça no mercado virtual, conseguindo mais clientes e gerando cada vez mais lucros.

Mas, os cuidados iniciam desde o anúncio, que precisa ter uma descrição bem feita e elaborada, com informações necessárias e que dêem credibilidade ao seu anúncio, fazendo com que o internauta tenha vontade de acessar o material e se tornar um cliente da sua loja. A descrição do produto e fotos anexadas a ele são os primeiros materiais que entrarão em contato com o potencial cliente e precisam estar bem elaborados para que consigam chamar a atenção de quem vê de forma que ele opte por comprar o produto.

Hoje, preparamos um material completo que irá tirar todas as suas dúvidas sobre o e-commerce e seu funcionamento, as ferramentas de SEO que são aplicadas a ele e desenvolvidas por meio da descrição dos anúncios, como fazer uma boa descrição de anúncio, a importância desse procedimento para o seu e-commerce, entre diversos outros assuntos relevantes dentro do tema. Quer saber tudo sobre? Vamos lá!

O e-commerce

O e-commerce é o seu portão de acesso para o aumento da autoridade da sua marca na web, geração de lucros e criação de mais clientes no mercado, que agora não se configura apenas no plano físico, mas também no virtual. Com um e-commerce você tem a possibilidade de vender os seus produtos para pessoas interessadas por eles que não moram perto de você, mas que podem receber o material adequadamente e, quem sabe, se tornarem posteriormente clientes fiéis do seu negócio.

O e-commerce é uma loja virtual, onde você coloca os seus produtos e serviços e comercializa eles de forma virtual, trabalhando a sua loja e marca também na internet, ampliando os horizontes, se adaptando às mudanças que o mercado recebe e ainda gerando cada vez mais lucros com a chance de ter mais clientes associados ao seu negócio. Existem diversos benefícios de ter um e-commerce. Vamos conferir!

Benefícios de ter um e-commerce

Mais conforto e controle

Um dos principais benefícios é ter mais controle e conforto sobre todos os processos feitos dentro da sua loja, que agora se configura como virtual. Esse controle lhe permite verificar como está a produtividade da sua loja de forma precisa, saber quantas pessoas estão acessando, quem realiza compras, dados a cerca dos clientes e diversas outras informações que são de grande valia para o plano de Marketing e outras metas desenvolvidas na empresa, visando sempre o crescimento.

Aumento do número de clientes

Outro grande benefício é o aumento do número de clientes que só irá crescer com o passar do tempo. Se você aplicar boas técnicas de SEO, como fazer uma boa descrição perfeita dos seus produtos, irá fazer com que seus anúncios cheguem aos internautas e aumente a quantidade de clientes na sua loja.

Facilidades para o consumidor

Outro ponto importante é a facilidade de lidar com o consumidor, conversar com ele, tratar problemas que surgirem e ainda estabelecer uma conexão forte com os clientes. Esse tipo de relação faz com que os clientes se sintam bem dentro da sua loja e possam realizar compras com segurança e conforto.

Aumentando a visibilidade

Para que você possa aumentar a visibilidade dos seus produtos é preciso pensar primeiro em como fazer isso com o seu e-commerce. As técnicas de SEO são aplicadas a fim de que você ganhe mais visibilidade na web e os mecanismos de busca possam achar o seu site com facilidade, ranqueando ele bem nesses mecanismos e dando visibilidade ao site. Uma vez bem posicionado é hora de dar visibilidade aos produtos vendidos, aplicando as técnicas de SEO nos anúncios, como o uso de palavras-chave, inserção de informações importante de forma sucinta, entre outros.

Inserindo produtos

Agora, vamos delimitar um pouco mais o assunto sobre o tema que iremos trabalhar de forma específica nesse material: os anúncios de produtos ofertados no seu e-commerce. Na hora de inserir os produtos é preciso primeiro pensar se ele é de fato relevante para o seu negócio na web, se é de boa qualidade e irá atender as necessidades dos clientes, se realmente existe uma demanda por ele, entre outros detalhes em especial. Por fim, é momento de elaborar uma boa descrição para o seu produto, visando inserir todas as informações necessárias de forma sucinta e organizada, atraindo o leitor e deixando ele confiante o suficiente para realizar a compra.

Cuidados com as descrições dos produtos

Seja direto

O primeiro cuidado que deve ser tomado com a descrição de produtos é a linguagem que ela aborda, se está sendo direta o suficiente para que o leitor seja atraído pelo título do anúncio e consiga ler de forma rápida e compreensível todas as informações que a descrição traz sobre ele. Por isso, ser direto é essencial em qualquer descrição de anúncio, indo logo ao ponto, falando diretamente do produto e sobre ele.

O máximo de informações úteis

Outro ponto importante seria o máximo de informações úteis que precisam ser inseridas na descrição do anúncio a fim de que ele passe a transparência necessária para o consumidor, e assim ele se sinta confiante em realizar a compra com a certeza de que compreende que tipo de material está adquirindo, que é realmente aquilo que ele deseja comprar e que de fato atende a todas as suas necessidades.

Diferencial do produto

O diferencial do produto deve ser citado na descrição do anúncio e se possível desde o início, pois assim a pessoa pode ficar ciente do que o produto é, todas as suas especificações e ainda o porquê de adquirir aquele produto ao invés de outro da mesma categoria, o diferencial, o que faz ele ser diferente dos demais, especial, e por isso mereça ser adquirido.

Usando palavras-chave

É preciso usar as palavras-chave sempre na descrição, pois essa é uma das técnicas de SEO e faz com que seu anúncio seja bem ranqueado e possa chegar ao máximo de pessoas possíveis. As palavras-chave são as que as pessoas possivelmente pesquisariam para encontrar o seu produto, ou outros da mesma categoria. Vamos dar um exemplo, se você vende um celular da marca X modelo Y deve sempre ao longo da descrição citar “celular marca X nome Y” como palavras-chave, pois os mecanismos de busca vêem relevância dentro do seu conteúdo e o indicam para os internautas.

Foco no público-alvo

A descrição do anúncio deve sempre focar no seu público-alvo. Se você vende produtos de beleza deve sempre ao longo da descrição falar sobre o foco do produto em relação aos cuidados com a pele, tratamento do envelhecimento precoce, entre outros, com uma linguagem acessível e de fácil entendimento. Para quem vende produtos tecnológicos deve seguir com uma descrição detalhada e linguagem técnica, que é a correta para o público-alvo. Por isso, sempre foque no público-alvo ao fazer a descrição.

Use avaliações positivas para aumentar a confiança

Uma dica que é bastante utilizada por muitos vendedores na web é usar avaliações positivas daquele mesmo produto ou serviço que foram feitas por clientes que tenham comprado o produto e ficado satisfeitos com o recebido. Anexar esses comentários gera ainda mais confiança e faz com que a pessoa realize a compra com sucesso, evitando possíveis desistências.

Não pode faltar na sua descrição

Natureza do produto

Não pode faltar na sua descrição de produto a natureza dele, do que ele é feito, suas propriedades técnicas e todos os detalhes necessários a cerca da natureza que o produto apresenta. Por isso, você deve ir em busca de análises técnicas bem elaboradas do produto a fim de que alimente a descrição com o máximo de informações possíveis, fazendo com que ela tenha relevância suficiente para os clientes interessados.

Dimensões detalhadas

As dimensões do produto devem estar organizadas e detalhadas na descrição. Não importa qual seja o produto, pois o cliente só tem uma visualização virtual dele e precisa compreender melhor como ele seria no plano real, a fim de evitar possíveis constrangimentos. Coloque a dimensão do produto de forma detalhada, especifique a metragem e o sistema de medição a fim de que o interessado no produto compreenda melhor sobre ele.

Formato de texto para leitura rápida

Outra coisa que não pode falta de forma alguma na descrição do seu produto é um formato de texto configurado para leitura rápida. Compreenda que os internautas são em sua forma geral consumidores exigentes e apressados, e por isso precisam em uma leitura rápida e estilo scanner, olhando rápido para a tela, ler as informações principais sobre o produto e notar que ele é de fato relevante. Use bastante a caixa alta, negrito, itálico e diversos recursos gráficos que causem o efeito de leitura rápida e facilitada.

Palavras demais, informação de menos

Cuidado com as palavras demais e informação de menos. É muito melhor ter uma descrição de tamanho médio que traga de forma objetiva tudo o que o cliente precisa saber sobre o produto do que uma descrição super longa e cansativa de ser lidar com poucas informações, e apenas dados desnecessários, a famosa enrolação. Esse tipo de conteúdo é altamente reprovável em anúncios e não deve ser utilizado de forma alguma em qualquer que seja a descrição de produtos.

Fases da criação de uma boa descrição de produtos

Fase 1

Vamos agora ensinar como montar a sua própria descrição de produtos para um e-commerce. A primeira fase é buscar as palavras-chave que são mais procuradas na web dentro do tema do seu anúncio, do produto que está sendo anexado na sua plataforma e-commerce. Uma dica é ir na ferramenta grátis da Google, o Google Adwords, e verificar essas palavras mais inseridas nos mecanismos de busca dentro do seu nicho de mercado. Reúna todas elas e utilize nas partes importantes do seu anúncio, como descrição, título, entre outros.

Fase 2

A segunda fase se resume em escrever o texto da descrição, que deve ser um processo bem elaborado e pensado de forma que atinja a melhor produtividade possível. Siga o passo a passo, sendo que cada passo é referente às partes do texto:

  • Modelo do produto: onde você irá dizer qual o nome do produto, seu modelo e marca, o título da descrição

  • Descrição comercial: onde você irá introduzir sobre as vantagens de comprar aquele produto, quais os problemas que esse produto resolve e como o consumidor ficará satisfeito após a compra. Lembre-se que não há vendedores no espaço virtual para persuadir o consumidor à comprar, sendo essa tarefa responsabilidade da descrição comercial

  • Descrição técnica: nela você precisa falar sobre o produto, duração, dimensão, tamanho, peso, qualidade, funções, acessórios, procedência, cores disponíveis no estoque, voltagem e diversas outras informações técnicas que sejam relevantes para os clientes.

  • Descrição de utilidade: essa parte da descrição é usada para ensinar o cliente como utilizar aquele produto da melhor maneira possível. Uma dica é usar casos reais para que a pessoa identifique a história e associe o produto como se já estivesse em sua casa, resolvendo seus problemas e sendo útil.

  • Finalização da descrição: por fim, você deve finalizar o material colocando todas as informações de contato necessárias para conversar com algum representante da sua empresa responsável pela compra. Deixe espaço para compartilhar o material e ainda para inserir comentários e tirar dúvidas. Uma descrição completa se faz assim!

 

A importância de uma boa descrição de produtos para o seu e-commerce

Uma boa descrição só traz pontos positivos para o seu e-commerce, favorecendo o crescimento dele na web. Todos os pontos do anúncio precisam de atenção, mas a descrição é o momento onde você conversa com o leitor e passa todas as informações necessárias sobre o produto que está sendo adquirido e ainda persuade ele a comprar o material. Cuide em uma boa descrição dos seus produtos e verifique no cliente os seguintes efeitos positivos:

  • Geração confiança

  • Desejo de compra amplificado

  • Melhoria do acesso à informação

  • Clientes satisfeitos e lucros cada vez maiores

  • SEO otimizado

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Sim, desejo alavancar as minhas vendas online de forma consistente.
Adriana Duarte
Adriana Duarte
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