Como se preparar para a Black Friday 2020? 5 dicas para faturar mais no período

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Como se preparar para a Black Friday, a segunda melhor data do varejo digital no ano? Essa é uma pergunta cada vez mais comum tanto para donos de lojas virtuais como físicas.

Em 2019, a Black Friday movimentou mais de R$ 3,2 bilhões em vendas online. Sim, as vendas digitais são o grande ponto de atração na Black Friday, entretanto, não é o único. Nas lojas físicas, o fluxo de transações no período da Black Friday aumentou em 29,4% em relação a 2018. Comprovando que os bons resultados durante o período podem ser esperados para o ano todo.

Mesmo que a expectativa Black Friday 2020 esteja mais cautelosa, uma vez que o desemprego aumentou e o Brasil vive uma crise, é esperado um bom movimento de compra e venda.

Estar preparado para aproveitar todo o boom de vendas que o período oferece pode garantir um respiro no final de um ano difícil.

Então, para responder à pergunta inicial, “como se preparar para a Black Friday?”, separamos algumas dicas:

  1. Pense na experiência do cliente;
  2. Trabalhe seu atendimento em mais de um canal de comunicação;
  3. Treine seus colaboradores;
  4. Seja honesto com seus clientes;
  5. Planeje-se para o evento.

Como se preparar para a Black Friday?
O dia internacional de descontos é uma oportunidade e tanto para alavancar as vendas de produtos e serviços antes do Natal e do Réveillon, não é mesmo? Por isso, saber como se preparar para a Black Friday é fundamental para você dar aquele “up” no fluxo de caixa e ir para o fim do ano mais motivado do que nunca.

Para aproveitar as oportunidades geradas pela Black Friday, conquistar e fidelizar mais clientes e movimentar seu fluxo de caixa, é importante seguir algumas dicas de como fazer uma Black Friday de sucesso.

Algumas iniciativas são fundamentais, confira a seguir!

 

1. Pense na experiência do cliente
Nesse dia em especial, o cliente está interessado em obter vantagens por meio de promoções imperdíveis. Essa é a promessa do evento, na verdade.

Portanto, ofereça isso a ele, elabore ofertas realmente atraentes, chamativas, para que a experiência do cliente seja marcante na jornada de compra.

Os consumidores já passaram por experiências ruins em outras Black Fridays, onde a empresa aumentava o preço nos dias anteriores e nas datas da Black Friday divulgava um desconto que na verdade era o preço original. O sarcasticamente chamado de desconto “metade do dobro”. Não faça isso!

Entretanto, ao pensar em experiência do consumidor não estamos falando somente de preço.

Entre os elementos que devem ser considerados para oferecer uma boa experiência de compra, estão:

Atendimento online no site;
Velocidade do site;
Usabilidade do site.
Por isso, organize sua estrutura para atender as demandas principais dos consumidores.

Lembre-se de facilitar o processo de compras, afinal, 74% dos clientes afirmam que mudam de empresa se acharem o processo de compra muito difícil.

 

2. Trabalhe seu atendimento em mais de um canal de comunicação
Sabemos que hoje, em plena Transformação Digital, boa parte das compras são feitas pela internet.

Quando o cliente não usa a web para fazer negócio, ele a utiliza para pesquisar, comparar preços, pedir informações, etc.

De fato, 97% dos consumidores pesquisam no e-commerce antes de visitar lojas físicas.

Esse comportamento é parte da tendência de omnichannel que, na realidade, já é um fato nas empresas de hoje.

No omnichannel, a empresa não apenas está presente em vários canais, mas também oferece uma experiência integrada para seus clientes em todos eles.

Todos os canais de atendimento e vendas são integrados para que o consumidor possa interagir com todos eles e sentir que está recebendo o mesmo atendimento.

Um atendimento omnichannel envolve redes sociais, e-mail, ligações, chat no site, chatbot no e-commerce, sistema integrado com loja física e por aí vai.

Por isso, trabalhe com mais de um canal de comunicação, tenha presença digital e amplie a cobertura de sua empresa.

 

3. Treine seus colaboradores
Um dos passos fundamentais de como se preparar para a Black Friday é treinar seus colaboradores. Entretanto, é comum que as empresas esqueçam disso.

A tendência é que a Black Friday mobilize uma extensa presença de consumidores nos pontos comerciais, sejam eles físicos, sejam eletrônicos.

Logo, é imprescindível preparar seus colaboradores para dar conta da demanda, a partir de um atendimento empático, humanizado, eficiente, ágil e personalizado.

Um atendimento capaz de satisfazer o consumidor e produzir uma boa experiência de compra.

96% dos consumidores afirmam que o atendimento é importante no processo de se tornarem fiéis a uma marca. Por isso, se você está em busca de mais do que uma venda sazonal, invista em treinamento. E lembre-se que um mau atendimento pode fazer você perder uma venda imediata e várias futuras.

 

4. Seja honesto com seus clientes
Lembra da “Black Fraude”? Começamos a falar sobre ela a alguns tópicos acima.

Pois bem, os clientes não são bobos, pelo contrário, com amplo acesso às informações, estão mais antenados do que nunca e vão sempre escolher as ofertas mais atrativas — e o lugar que oferece o melhor atendimento.

Seja honesto e transparente. Parte fundamental de como fazer um Black Friday é preparar promoções e descontos verdadeiros e chamativos. Enfim, aproveite as oportunidades dessa data marcada por alta demanda.

 

5. Planeje-se para o evento
Como se preparar para a Black Friday? O primeiro passo é o planejamento! Ele é fundamental para você obter resultados realmente expressivos na Black Friday.

Invista nesse evento com antecedência:

Trabalhe bem a divulgação de seus produtos e/ou serviços;
Faça campanhas de marketing;
Crie expectativas em seus clientes.
Além disso, como já dito, prepare seus colaboradores e melhore a infraestrutura da empresa.

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Sim, desejo alavancar as minhas vendas online de forma consistente.
Adriana Duarte
Adriana Duarte
Consultora Comercial
Apaixonada Por E-commerce
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