Como vender no Mercado Livre?

Motivos para utilizar um integrador para efetuar a gestão completa de marketplaces
12 de abril de 2019
Como vender na americanas.com?
26 de abril de 2019
Mostrar Todos

Quando você pensa em vendas via internet, qual site vem à sua mente? O Mercado Livre, provavelmente. Conhecido há décadas, a plataforma junta àqueles que querem vender de quem quer comprar.
Inicialmente desenvolvido apenas para ser acessado via computador, hoje com poucos cliques em seu celular você consegue vender de tudo: desde alimentos até roupas, discos ou aquilo que está parado em sua casa.
Por isso, muita gente procura a plataforma como uma forma de se livrar daquilo que não quer mais. Já outros enxergam no Mercado Livre um lugar para montar um e-commerce e lucrar bastante.
Esse é o seu caso? Você também enxerga o potencial do Mercado Livre para o seu negócio, mas não sabe como aproveitá-lo? Então acompanhe esse texto. Aqui, vamos lhe contar, passo a passo, como vender no Mercado Livre.

 

Crie sua conta

O primeiro passo para quem quer vender no Mercado Livre é acessar o site da plataforma e criar sua conta. Depois de selecionar a opção, escolha a caixa em que diz que você é novo no site.
No Mercado Livre, é possível criar dois perfis de conta. Um deles para pessoas físicas (aquelas que não possuem uma empresa).
Se você se encaixa nesse contexto e quer apenas desapegar de algumas coisas que não usa ou de algo que comprou e se arrependeu, basta informar seu nome, sobrenome, um e-mail válido e definir uma senha.

 

Empresas

Agora, se o seu objetivo é usar o Mercado Livre como uma loja virtual para sua empresa, os passos a seguir são um pouco mais complexos.
Inicialmente, você deve informar o CNPJ de sua empresa, sua razão social e informar um e-mail válido e definir uma senha, para que possa acessar sua conta no site.
Antes de clicar em avançar, leia as Políticas do site, para que possa entender quais seus direitos e deveres na plataforma. Assim você evitará várias dores de cabeça.
Depois da leitura, informe o tipo de produto que você deseja anunciar e clique na categoria onde esse item se encaixa. Preencha o campo com as informações do produto e clique em continuar.
Feito isso, seu primeiro anúncio estará criado. O próprio Mercado Livre irá definir a categoria em que ele se encaixa. Basta apenas que você verifique se está tudo certo e, se desejar, inclua alguns dados complementares.
Para que o seu anúncio se torne mais completo, inclua também algumas fotos, em boa resolução, do produto que está vendendo, e coloque também uma ficha técnica.
Esses detalhes são importantes para que possíveis compradores possam entender exatamente o que você está vendendo e não tenham dúvidas ou se sintam enganados ao comprar o seu produto.
Não se esqueça também de dizer se o seu produto é novo ou usado antes de clicar em continuar.

 

Preço

Depois de dar as informações do produto que está vendendo, é hora de dizer quanto você espera receber por ele. Aqui, informe se você está trabalhando com preços fixos, qual é o valor de venda e quantos possui em estoque.
Informe ao site também como será feita a entrega. O Mercado Livre permite que você escolha duas opções. Em uma delas é possível usar o Mercado Envios.
Essa opção é bastante vantajosa para quem costuma fazer um bom volume de vendas, pois ao contratar o serviço você não paga pelo frete e recebe uma etiqueta com o endereço do comprador que será adicionada ao produto.
No entanto, nem todos os produtos podem ser incluídos no Mercado Envios. Para fazer parte desse programa, é preciso que sua encomenda tenha até 30 quilos e suas definições não devem superar os 200 cm.
Na plataforma, tanto o comprador como o vendedor conseguem rastrear a entrega, garantindo que não ocorram problemas de envio.
Mas, caso seus produtos não se encaixem ou você não deseje utilizar o serviço, pode remeter suas encomendas via Correio. Aqui, no entanto, você será o responsável pelo pagamento do frete e das taxas de postagem cobradas nas agências.

 

Anúncios

Para quem decide usar o Mercado Livre como loja oficial de seu e-commerce, os anúncios são peça fundamental. Afinal, é com eles que seus potenciais compradores verão aquilo que você está vendendo.
Por isso, no momento de seu cadastro, você pode escolher qual visibilidade seus anúncios terão. É possível escolher a opção gratuita, no entanto seu alcance será bastante limitado, além de ter um tempo no ar bastante curto (apenas 60 dias).
Então, se o seu objetivo é ganhar dinheiro com o Mercado Livre, a melhor alternativa é escolher os anúncios Premium. Nessa modalidade, sua exposição é bastante alta e o anúncio fica indefinidamente no ar, permitindo que você alcance um grande número de pessoas.
Depois de escolher a categoria de anúncio que deseja, ler todas as informações sobre ele e informar os dados relativos à sua conta, basta clicar em se cadastrar e anunciar.

 

Categorias

Em algumas categorias, o Mercado Livre cobra pelos anúncios taxas diferentes. Então, se você está oferecendo serviços, por exemplo, fique atento.
Neste caso, a cobrança será feita do vendedor e ela será feita sobre o valor anunciado, e não sobre a venda que você realizar. O Mercado Livre calculará a taxa de acordo com o número de serviços concretizados.
A empresa irá cobrar uma taxa também caso o vendedor não cancele a venda no prazo estipulado. Caso o serviço contratado seja do tipo Clássico ou Premium, com duração ilimitada, a taxa de venda vale a partir do momento em que ofertas são recebidas.
Depois de todos esses passos, sua loja estará criada, e você poderá expor todos os seus produtos no Mercado Livre.

 

Gerenciamento

O Mercado Livre permite também que você acompanhe o desempenho de sua loja, por meio do painel. Ali, estão todos os dados que devem ser acompanhados de perto.
É possível conferir regularmente como estão suas vendas, seu estoque, qual a reputação de sua loja e avaliar também se é necessário fazer mais investimentos em anúncios.
O sistema é simples e de fácil entendimento. Mas, se você ainda tiver alguma dúvida, pode utilizar o sistema de chat da empresa para solicitar atendimento.

Receba Novidades e Informações Para Otimizar Suas Vendas Nos Marketsplaces
Sim, desejo alavancar as minhas vendas online de forma consistente.
Adriana Duarte
Adriana Duarte
Consulta Comercial
Apaixonada Por E-commerce
Suporte: http://www.markets.com.br/suporte
Comercial: http://www.markets.com.br/contato