Estratégias de pós-venda no marketplace

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Para uma pessoa obter o seu sucesso no marketplace, é importante sempre fazer o acompanhamento e o mais honesto possível. É claro que não é fácil.
Os clientes não poderão conversar com um vendedor e não ficará estabelecido um contato próximo com o e-commerce. É, por isso, que o pós-venda é algo muito importante que vai mostrar o compromisso e a qualidade em relação ao negócio, se comprometendo a responder todas as perguntas para eliminar as dúvidas.

Tenha atenção na política de uso

O marketplace não é a loja virtual do fornecedor, sendo preciso uma atenção especial com uma dedicação ao tempo para aprender a política do marketplace. Dessa forma, o fornecedor entenderá como é feito o compartilhamento de e-mails dos compradores e as são as possibilidades de contato com os consumidores.

Satisfação dos clientes

Para saber a qualidade de vendas e no nível do atendimento, basta ver o que acham seus consumidores. É no pós-venda que ocorre a avaliação em relação a satisfação dos clientes através de perguntas mais objetivas e relevantes, que
vão ajudar a identificar onde pode fazer melhorias. Conforme as políticas do marketplace, é possível pedir para que o comprador faça um depoimento e dê uma nota para o produto e serviço disponibilizado. Se acontecer uma experiência ruim, é preciso descobrir o porquê e o que causou o problema e considere os depoimentos para realizar as futuras vendas. Uma boa ideia é disponibilizar na página dos produtos as notas e os depoimentos positivos para chamar mais atenção para o produto ou serviço.

Conte com uma equipe especializada

Para construir um bom atendimento de forma personalizada e de qualidade, é recomendado ter uma equipe treinada que possa fazer um acompanhamento de forma constante de todos os processos. É necessário que cada etapa do pós-venda seja monitorada para atingir os resultados mais eficientes, investindo nos treinamentos dos responsáveis por essas ações.
Toda a ação realizada na estratégia de marketing da empresa precisa do entendimento das ideias que estão funcionando com o público alvo para fazer as alterações até conseguir um pós-venda efetivo. Para isso, mantenha relatórios das vendas, com os feedbacks dos consumidores, análise de desempenho, acompanhamento de ganhos e de perdas no negócio. É, dessa forma, que será possível corrigir problemas no processo, utilizando a análise do pós-venda para aumentar a confiança do consumidor e impulsionar o crescimento das vendas no marketplace.

Encaminhando os consumidores

Adotar estratégias como o e-mail marketing pode ajudar a construir um relacionamento mais duradouro e personalizado para os consumidores. Todas as dúvidas sobre o serviço ou produto oferecido precisam ser respondidas. É
muito importante que o consumidor tenha todas as informações de cada etapa do processo de compra, direcionando para outros canais em possa ser
estabelecido o contato.
Dentro desse quadro, os e-mails são obrigatórios para ter a confirmação do pedido, quando o produto foi encaminhado para a transportadora e quando será realizada a entrega. É importante enviar um e-mail para agradecer a compra realizada, acrescentando informações adicionais e indicando outros produtos.

Promova uma boa experiência

Ao ter um fluxo constante de clientes variados permite que os consumidores atuais possam ser direcionados para outros nichos de mercado ou para saberem mais sobre certo segmento. Para obter mais clientes ou fidelizar os que já possui, tornar a experiência de compra em um momento especial, é importante segmentar o público alvo e fornecer conteúdos mais relevantes para cada um deles.
Algumas formas ter isso é:
Criando promoções que sejam;
Fazer o envio de e-mails para os compradores fiéis com os produtos relacionados ao seu gosto;
Fazer a reposição de produtos;
Disponibilização de cupons de desconto.

Conheça o perfil do público alvo

Conhecer o perfil de seus consumidores para que o pós-venda seja mais eficiente, ajudando a fortalecer o relacionamento. Quando o comportamento do consumidor é bem analisado, estabelecer o seu gosto ajuda a saber quais os produtos são mais atraentes para ele. É possível estabelecer uma comunicação personalizada para ele, que ajude a desenvolver um relacionamento mais próximo. Dessa forma, o cliente ficará satisfeito em saber que a opinião dele é importante e considerada por quem vende.

Acompanhe status do pedido

É importante que o status do pedido esteja sempre atualizado para garantir que o cliente saiba sobre a entrega o produto que ele adquiriu. O status conta com pagamento pendente, pagamento aprovado, pedido cancelado, pedido enviado e pedido entregue.

Só coloque bons conteúdos

Sempre deve haver bons conteúdos que possam oferecer a solução aos problemas que os consumidores possuem.

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Sim, desejo alavancar as minhas vendas online de forma consistente.
Adriana Duarte
Adriana Duarte
Consulta Comercial
Apaixonada Por E-commerce
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