O que é Marketplace?

Conheça as diferenças entre os Marketplaces para vender ainda mais
4 de janeiro de 2019
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O marketplace, market place ou marketing place é uma forma de negócio em há um lugar para compra e venda de produtos. Ele apareceu no nosso país em 2012 podendo ser comparado como um tipo de shopping center virtual. A palavra “marketplace” é a ligação das palavras market que significa mercado e place que significa lugar.

Essa forma de comércio tem ganhado cada vez mais importância nos últimos anos. São várias as pessoas estão usando essa forma de compra e venda em vários sites. O marketplace é um lugar na internet em que as pessoas trocam, compram e vendem produtos ou serviços.

O sites ligados às grandes redes varejistas liberam a venda de produtos de lojistas parceiros, em troca de pagamento e comissão.  Isso é considerado mais vantajoso para quem compra, pois em um único lugar diferentes produtos e marcas em um só lugar, o que facilita a procura em ter melhor preço e produto.

Compras online

Com a grande popularização e dependência em relação a internet, cada vez mais pessoas e empresas começaram a se ligar a esse tipo de transmissão de informação e usar este meio para distribuir seus produtos e serviços. Usando o marketplace, você se torna parte de

uma comunidade ou um local onde as pessoas e/ou as empresas se unem para fazer negócios, compra e venda Sendo assim, os marketplaces tem 2 lados: um de venda ou oferecimento e outro de demanda ou compra.

Marketplace e e-commerce

Os marketplaces seguem um modelo mais tradicional de e-commerce através de um formato da receita, jurídico, com gerenciamento de estoques, diversidade e maior profundidade de seus produtos ou serviços, com abertura ou curadoria de lojas e produtos, etc.
No marketplace não há uma centralização no estoque ou possibilidade para aumentar a variedade de produtos sem um limite. Com um Canal de Vendas acontece um acordo em que os produtos se apresentam de forma mais segmentada para cada perfil de consumidor.
O estilo de e-commerce apresenta um fluxo de caixa intensivo para investir no seu crescimento, os marketplaces sobem nas suas operações de forma rápida com entrada de mais vendedores com origem em diversas regiões.

Um lojista pode investir em mais de um site de marketplace, sendo muito difícil isso acontecer em um e-commerce próprio.

Conceitos do marketplace

Pagamento

A maior parte de marketplaces têm um prazo de pagamento que pode variar de 2 dias até 45 dias após envio ou entrega. Dessa forma, é confirmada a segurança de que a entrega será feita e que o pagamento será liberado só depois do procedimento terminar.

Comissão

É o valor cobrado em relação às vendas realizadas e pode mudar conforme o perfil do produto ou serviço e o tipo de abertura do canal de vendas.

Liquidez de vendas

O cálculo é feito através do número total das lojas com vendas e divisão com o número total de lojas.

Liquidez de Produtos

O cálculo é feito considerando o número total de produtos com vendas, dividido pelo total de produtos lançados no marketplace.

Intermediador

É o pagamento que intermedia as transações feitas por compradores e vendedores para segurança de todos.

Cauda Longa

Permite o acesso a produtos e serviços que seriam dificilmente alcançáveis e/ou conhecidos.

Quais são as vantagens o marketplace?

O lucro

Os gastos com publicidade são poucos e o valor é negociado com o marketplace. E considerando investimentos com marketing, o lucro acaba sendo maior nesse tipo de compra e venda, devido ao trabalho com porcentagens de lucros e comissões.

Visibilidade

Quanto mais visitas forem feitas no site, maior é quantidade de possíveis clientes e, dessa forma, não é preciso investir na divulgação do produto ou serviço. Se os seus produtos aparecem nos principais e-commerces, maior é a confiança do cliente na hora da compra.

Maior quantidade de vendas

O marketplace representa uma grande oportunidade de vendas com maior possibilidade de aparecerem novos clientes interessados no produto. Em um único lugar, as pessoas podem encontrar diferentes marcas de um mesmo produto. Usando a forma convencional de vendas é preciso criar uma imagem para a marca e conquistar um relacionamento de confiança para conseguir fazer uma venda.

SEO

Com o uso do SEO, o seu produto irá aparecer nos principais sites e que terão uma referência para sua loja neles. O e-commerce fica mais visível com o SEO e o ranqueamento é maior recebendo uma maior quantidade de acessos.

Crescimento do público

Com o uso das ferramentas certas, os usuários conhecerão melhor os seus produtos e um novo público se formará uma nova demanda. Isso pode ajudar a aumentar a criação de produtos oferecidos.

Quais as desvantagens do marketplace?

Falta de independência

Um grande problema nesse perfil de comércio é a vulnerabilidade e dependência daqueles que colocam seus produtos em um marketplace. Pois se ele simplesmente deixar de existir, todos os produtos postados ficam sem um lugar para venda. Manter só esse tipo de canal para venda é muito arriscado.

Taxas

Há a ocorrência de aumento no valor de taxas nas vendas ou comissões que podem causar um grande estrago no orçamento. Com todos os seus produtos inseridos só no marketplace, você fica subjugado ao aumento de tarifas e variação no aumento de custos e lucro.

Falta de presença da marca

Submeter a venda de seus produtos apenas em um marketplace atrapalha a fixação da marca de seu produto na mente do consumidor.

Por que investir no marketplace?

Apesar das desvantagens, vale a pena investir nessa forma de comércio. Pois você não terá que se preocupar com a infraestrutura, pois a plataforma já está pronta. Dessa forma, basta expor seus produtos, sem se preocupar com criação de um e-commerce para hospedagem e divulgação.

Boa parte das pessoas já passam o tempo navegando pela internet, visualizando produtos em marketplaces, observando a reputação e a credibilidade com o público consolidado.

Ele pode ser bom para alguns e não para outros. O principal é pensar sobre o tipo de abordagem ideal para a marca, o público e produtos.

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Sim, desejo alavancar as minhas vendas online de forma consistente.
Adriana Duarte
Adriana Duarte
Consulta Comercial
Apaixonada Por E-commerce
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